segunda-feira, 18 de junho de 2007

Britânico descobre segredo da tintura de Cleópatra
A púrpura imperial, uma tinta usada nas togas dos imperadores romanos e que foi a tintura secreta da rainha Cleópatra, foi redescoberta por um aposentado britânico. De acordo com o The Daily Telegraph, John Edmonds descobriu o segredo de sua fabricação enquanto estudava a fermentação das pigmentações do anil.
A púrpura imperial, uma das tinturas mais antigas conhecidas pelo homem, procede do murex (um molusco gasterópodo) e seu método de produção, mantido em segredo durante milhares de anos, foi perdido depois do saque a Constantinopla em 1453.
Utilizando um líquido do berberecho, molusco similar ao murex, Edmonds fermentou sua pigmentação em uma solução de água e cinzas. A solução, inicialmente de cor púrpura, com o tempo ficou verde, mas, ao entrar em contato com a luz, mudou de cor para o famoso púrpura imperial.
"A tecnologia da Idade do Ferro permitia esse processo de pigmentação e o método poderia ser mantido em segredo com facilidade" explicou Edmonds. "Acho que foi assim que tingiram as velas do navio de Cleópatra enquanto, abraçada a Marco Antonio, navegava para sua morte na famosa batalha de Actium", declarou.
EFE

Um comentário:

Unknown disse...

Legal esa descoberta, mas q tal colok no teu Blog algo sobre a morte dese fenomeno feminino q enlouqceu alguns homens i em espcial Marco Antonio?