quarta-feira, 18 de julho de 2007

GAZETA DO PARANA - Paulo Martins - COLUNA ISTO POSTO


IBOPE AO VIVO

Maracanã ao vivo, esse não é possível fraudar. Por que o Ibope não fez pesquisa no Maracanã sobre Lula naquela noite de sexta feira quando ele, a corrupção de seu governo e o PT foram estrondosamente vaiados ? Porque a argola no focinho, com corda amarrada e puxada pelos imorais, conduzem seus pesquisadores apenas para os núcleos de pobreza nos quais se concentra o contingente de cinqüenta milhões de beneficiados pela delinqüência eleitoral chamada de “bolsa-família”, já para locais que reflitam a realidade de pensamento da sociedade, não. Nunca desacreditei no povo brasileiro, mesmo porque nunca confiei nas suspeitíssimas urnas eletrônicas e muito menos em pesquisas. Folgo em saber que eu estava certo. O Maracanã é o grande termômetro do Brasil e, pelo que sei, um único presidente foi aplaudido pelos ocupantes daquele templo da verdade, Emílio Garrastazu Médice. Pelé e João Paulo II também não foram vaiados, ou seja, só pessoas corretas recebem aplausos naquele “pedaço”. Não foram poucas vezes em que por aqui, por essa despretensiosa coluna da Gazeta, escrevi desafiando os petistas a levaram Lula ao Maracanã, para ele fazer como Médice fez. Chegou o dia. Ele foi. Se fosse inteligente não teria ido. Alegaria, quem sabe, dor de dente. Mas, seu “serviço de inteligência” deve ser mais burro do que o próprio muar. E não o alertou sobre o fato de que o Maracanã é o Maracanã e não o Ibope que vem sendo “domesticado” para se prestar a objetivos inconfessáveis. Então, ele foi. E uma vez lá, a vaia caiu sobre ele como que caracterizando um chute em seu traseiro, daqueles que se desfere em elementos indesejáveis ao colocá-los porta fora...Fazem pesquisas com duas mil pessoas, concentradas nos bolsões de pobreza, por que não com 150 mil e no templo do povo que é o Maracanã ? Estou de alma lavada tendo em vista que nunca me convenci que o povo viesse a apoiar corrupto. Mostrou que não apóia. E naquela circunstância o Ibope não tem como “filtrar” a vaia para afirmar depois que eram palmas. A Globo até tentou essa tapeação, mas era ao vivo e, ao vivo não lhe foi possível. A verdade, portanto, foi revelada. A propósito: A alma do grande presidente brasileiro Emílio Garrastazu Médice também deve ter se associado àquelas vaias e também completado “a enxotada” com um chute no traseiro do símbolo do governo mais corrupto que até hoje passou pelo Brasil.

GRIFE

Confesso que estou num dilema: Quem é mais criminoso ? Quem outorgou a patente de general, indenização e salário à viúva ou o próprio Lamarca quando em vida ?
MENSAGEM DO DIA 20/07/2007

Homenagem Ao Imperador

Por ocasião de uma viagem ao estado do Paraná, D.Pedro II foi hospedado na cidade de Ponta Grossa, por um fazendeiro rude, mas trabalhador e leal. Sem maiores cerimônias, ofereceu um almoço ao monarca, e disse-lhe assim: Senhor imperador! Eu podia ter feito mais alguma coisa. Podia ter matado mais uma vitela, mais um peru. Mas preferi assinalar de outro modo a vossa passagem por esta terra, e a honra de vir a esta sua casa: libertei todos os meus escravos, cerca de setenta, e peço a vossa majestade o favor de lhes entregar as cartas de liberdade! Ao voltar à corte, o soberano recebeu, do ministro do império, os decretos que identificavam as pessoas que o haviam homenageado durante sua excursão, e notou que para aquele fazendeiro paranaense havia sido guardado o título da Ordem da Rosa. Isto é pouco para este homem - declarou o imperador - faça-o barão! Mas, majestade - questionou o ministro - ele é quase um analfabeto. Pedro II fitou-o determinado e respondeu: não será o primeiro! Este fazendeiro é um homem muito digno, e tem este merecimento. Mande-me o decreto fazendo-o barão dos campos gerais. A história do Brasil nos traz esta passagem, que revela aos homens a melhor maneira de se homenagear seu Criador, seu soberano: fazer o bem. Deus não deseja homenagens vistosas, não deseja cerimoniais luxuosos, sacrifícios humanos. A forma mais bela de reconhecer Sua grandeza, de mostrar como somos gratos por tudo que somos, por tudo que temos, está no amor a Suas criaturas, Seus filhos. O fazendeiro da história libertou seus escravos; nós podemos, quem sabe, dar liberdade a quem amamos, procurando erradicar de nossas vidas o ciúme. Ou, também, doarmo-nos um pouco mais a quem precisa, concedendo alguns instantes de atenção a quem está ao nosso redor, procurando ouvir mais, procurando guardar um tempo em nossos dias atribulados para perguntar "como vai você?", e esperar pela resposta, realmente desejando saber como vai aquela outra vida, aquele próximo. Não há homenagem mais bela a Deus do que praticar a lei maior do universo, a lei de amor. Amando a criatura estaremos amando seu Criador.

...............
Admirar, sentir, respeitar a natureza é uma das formas de contemplação a Deus. Procure, nos primeiros instantes do dia, quando seus pulmões encontrarem os primeiros ares da manhã, fazer uma prece, agradecendo pela vida, por mais um dia, pelo espetáculo belíssimo das obras de Deus a inspirarem nossos corações, concedendo-lhes a certeza plena de que estamos protegidos, e de que fazemos parte de um universo perfeito.
MENSAGEM DO DIA 19/07/2007

Sementes de Corrupção

Dia desses um garoto chegou em casa e perguntou à mãe quanto ela lhe pagaria se ele tirasse nota dez na prova. A proposta surpreendeu a genitora, acostumada a educar os filhos com lucidez e bom senso. "Por que eu deveria lhe pagar por isso, meu filho?" Perguntou com tranqüilidade. "Ora, mãe, o pai do meu amigo vai pagar cem reais se ele tirar um dez na prova de inglês." "E você acha isso correto, filho?" "Ah, eu acho que cem reais dá para comprar uma porção de coisas...," respondeu o menino, entusiasmado. A sábia educadora aproveitou o momento para um diálogo esclarecedor com o filho amado. "Filho, você acha correto o que esse pai está fazendo, pagando para o filho fazer o que é apenas a sua obrigação?" O garoto respondeu que não sabia se era certo ou não, e a mãe continuou: "Você já ouviu falar em corrupção?" "Sim", disse o menino. "E você acha direito uma pessoa cobrar para fazer a sua obrigação?" "Não, eu não acho." "Estudar é sua obrigação, não é filho?" "Sim, é minha obrigação." "Pois bem, seu pai e eu fazemos a nossa parte, que é lhe dar oportunidade de aprender para que seja um homem instruído e possa ser útil à sociedade da qual faz parte. Mas não desejamos que seja apenas instruído. Queremos, acima de tudo, que seja um homem de bem, um homem moralizado, um homem digno e justo. É por isso que você nunca irá receber dos seus pais qualquer compensação para fazer a sua parte." O garoto concordou com a mãe, mas, ainda interessado no assunto questionou: "Quer dizer que isso é corrupção, mãe?" "Sim. Pagar alguém para fazer ou deixar de fazer a sua obrigação é corrupção. Existem funcionários que recebem um salário para fazer o seu trabalho mas costumam pedir um valor a mais, uma ´gratificação´ para ´agilizar´ o processo. Isso significa que estão prejudicando aqueles que não têm dinheiro para pagar esse ´favor´ ou que não compactuam com essa prática." Talvez para deixar o ensinamento mais claro para o filho, a mãe continua: "E a corrupção não está relacionada exclusivamente com o dinheiro, filho. Quando um juiz, por exemplo, que julga uma causa e favorece um amigo ou outro interesse qualquer, sem considerar a verdadeira justiça, está se corrompendo e corrompendo o sistema. Qualquer pessoa, enfim, que age em desacordo com sua própria consciência, é corruptora dos bons costumes." Se o garoto entendeu tudo não se sabe, mas abandonou a idéia de receber um pagamento para tirar boas notas e foi estudar para a prova que iria fazer no dia seguinte.
.................................
Felizmente nem todos os cidadãos da nossa sociedade são corruptos ou corruptores. Mas se você já sofreu algum tipo de extorsão, sabe o quanto é amargo o sabor desse tipo de violência. Se você já sofreu qualquer tipo de injustiça por parte de quem deveria representar a sã justiça, sabe o quanto isso gera desgosto e infelicidade. Pense nisso e faça a sua parte para eliminar essas sementes nocivas de corrupção e desamor. Aja com honestidade e eduque seus filhos para serem cidadãos dignos e incorruptíveis. Não se corrompa e não corrompa ninguém, pois é só assim que veremos o sol da plena justiça despontar num futuro próximo.